No dia 18 de agosto, a Nike fez a etapa final do desafio de corrida Zoom Speed Series para encontrar as mulheres mais rápidas moradoras do Estado de São Paulo. As três finalistas ganharam uma viagem para correr a prova de 21k em Fernando de Noronha.

As três finalistas e a treinadora da Nike

Ao todo, foram cinco seletivas classificatórias. Só chegaram a semifinal 65 mulheres. Dessas somente oito continuaram na final que selecionou três.

As seletivas antes da semifinal e final

Etapa Race Bootcamp, realizada no dia 17/07/2018, 15 mulheres classificadas;

Etapa Minhocão, realizada no dia 24/07/2018, 15 mulheres classificadas;

Etapa Riacho Grande, realizada no dia 11/08/2018, 15 mulheres classificadas;

Etapa Parque do Ibirapuera, realizada no dia 31/07/2018, 15 mulheres classificadas;

Etapa app Nike+ Run Club, realizada entre os dias 02/08/2018 e 09/08/2018, 5 mulheres classificadas

Cada uma das etapas aceitava 65 atletas inscritas e cada competidora tinha a chance de participar somente de uma. As seletivas além de terem sido realizadas em locais diferentes, elas tinham caráter diferenciado. Por exemplo, a que eu participei no Ibirapuera era 1 tiro de 1 km.

A final foi realizada no Centro Paralímpico Brasileiro. As atletas para classificarem precisavam correr um tiro de 800 m. Na sequência, um de 1.600 m.

No dia, o evento contou com a presença do ex-maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Ele é bicampeão dos Jogos Pan-americanos, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional.

Eu e o Vanderlei Cordeiro

Além dele, a atleta paralímpica brasileira Verônica Hipólito. Entre os destaques do seu currículo: medalhas de prata e bronze nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro.

Eu e a Verônica Hipólito

Perfil das atletas

As três finalistas são atletas em um nível mais profissional. No entanto, a maioria das presentes são amadoras. Ou seja, mulheres que não vivem do esporte, mas buscam conciliá-lo em sua rotina de mãe, esposa e trabalho. Muitas delas, já possuem alguns anos de experiência como corredoras de alta performance amadora.

As 15 atletas classificas na etapa 4

No meu caso, eu tento conciliar a corrida com minhas atividades há quatro anos. Esse ano não tem sido muito bom para minha performance graças a lesão recorrente na virilha. Apesar disso, fiquei satisfeita com os meus resultados nas etapas (cheguei até a semifinal). O tiro de 1.000m para 3 minutos e 46 segundos e o de 800 metros para 2 minutos e 50 segundos.

Todas as meninas que foram para a semifinal ganharam um tênis Nike Zoom Pegasus 35 e uma camiseta com o nome da atleta e o tempo de percurso realizado na etapa classificatória.

#voamos #nrc #zoomspeedseries