Sem Messi e Cristiano Ronaldo, e muitos outros jogadores consagrados, nem Alemanha e Espanha, últimas campeãs, a Copa chega às quartas de final sem favoritos mas à espera da revelação de uma nova força no futebol mundial.

Entre as sobreviventes, estão França e Uruguai, Brasil e Bélgica, Croácia e Rússia, Inglaterra e Suécia. A seleção mais experiente é a uruguaia, com Cavani e Suárez no ataque, mas contando com a renovação do time com Laxalt e Torreira.

A França vem embalada com a revelação de Mbappé, jogador de apenas 19 anos que atua no Paris Saint-German. Kimpembe, também do PSG, Umtiti, do Barcelona, Varane, do Real Madrid, Kanté, do Chelsea, e Dembélé, do Barcelona, reforçam a forte equipe francesa.

No Brasil, Neymar, Philippe Coutinho, Gabriel Jesus e Firmino representam a renovação da seleção. Atuando em clubes como Paris Saint-German, Barcelona, Manchester City e Liverpool, respectivamente, o ataque brasileiro tem apresentado bom rendimento.

A seleção belga, com média de 3 gols por partida nesta Copa, vem confirmando a expectativa com um dos elencos mais jovens e promissores. Desde o goleiro Courtois, do Chelsea, Meunier, do Paris Saint-German, De Bruyne, do Manchester City, e Hazar, do Chelsea, até Lukaku, artilheiro de 25 anos, que atua no Manchester United.

Já a Croácia conta com os consagrados Modric e Kovacic, do Real Madrid, Perisic, da Inter de Milão, Mandzukic, da Juventus, e Rebic, do Frankfurt, mas não empolga. Ao contrário da seleção russa, que não possui um time experiente, praticamente todos os seus atletas jogam na própria Rússia, mas vem embalada pelas vitórias com o apoio da torcida.

Sem Ibrahimovic, aposentado da seleção, a Suécia também está reformulando o seu time. Não há um grande destaque, mas o jogo coletivo os trouxe até aqui. Já a Inglaterra, com um dos elencos mais jovens, está apostando na renovação e tem obtido ótimos resultados até agora. O destaque é o atacante Harry Kane, que já fez seis gols e lidera a artilharia da competição.

Muito obrigado pela leitura e até a próxima!