Que a tecnologia a cada dia se torna mais impressionante não é novidade. O mundo virtual dos games sempre se esforçou para conseguir criar um ambiente o mais fiel possível a realidade e o avanço nos gráficos geram videos tão precisos que facilmente nos engana a primeira vista.

Nos games de corrida, uma das grandes dificuldades dos desenvolvedores sempre foi conseguir criar uma visualização adequada para o jogador curtir a imersão na corrida e ainda obter informações importantes de telemetria. Mas hoje este cenário parece estar se invertendo.

Já faz um tempo que os esportes na TV adotam gráficos mais próximos aos dos jogos de console numa tentativa de aproximar o gamer a sua programação. No futebol isso já acontece há algum tempo mas agora as corridas de carro e moto começam a utilizar da mesma tática.

Tanto a Liberty Media, dona da atual Formula 1 e a Dorna Sports, dona do MotoGP, adotaram gráficos com informações precisas do que está acontecendo com seus carros e motos. O mais legal é a forma como estas informações estão sendo disponibilizadas.

Viñales sendo destrinchado em dados de telemetria

Não sei dizer quem fez primeiro. Na F1, após a adoção do halo de proteção no cockpit dos pilotos, começou-se a pensar em como aproveitar este novo espaço em destaque. Além do halo gerar muita polêmica sobre a qualidade do seu design, é também um elemento que bloqueia parte da visão da câmera posicionada acima do cockpit. Desta forma, de maneira muito criativa, a geradora de imagens passou a exibir os dados de telemetria posicionado sobre a imagem do halo.

Bottas se esforçando para superar Hamilton

Hoje é muito comum pilotos amadores utilizarem de aplicativos de celular (os aparelhos obviamente anexados a moto) que utilizam dos sensores internos do aparelho para fazer as mesmas medições profissionais que vemos na TV. Inclinação, velocidade, força G. Com um pouco mais de investimento em módulos bluetooth, é possível inclusive acompanhar marchas e aceleração.

Apps de telemetria disponíveis para iOS

E assim a cada dia temos uma fusão maior entre o virtual e o real. Com o surgimento de novas tecnologias como a Realidade Aumentada (AR) e o avanço computacional dos dispositivos mobile, talvez um dia poderemos vestir algo que nos permita experimentar completamente em tempo real a corrida a partir do ponto de vista do piloto ou até mesmo compartilhar o nosso ponto de vista nas pistas com nossos amigos.

Mais do que uma imersão no que está acontecendo nas pistas, podemos hoje extender esta experiência nos comparando com os profissionais de forma precisa.

E você, o que acha destas mudanças? 

BRAAAPPP!