A liga americana de basquete tem algumas regras que tornam a competição bem mais equilibrada do que estamos acostumados a ver no futebol, onde os times podem reunir os jogadores mais caros em uma equipe só. Uma delas é o draft, que sorteia e dá o direito de escolha para selecionar novos jogadores de acordo com o desempenho do time na última temporada.
As equipes que não foram bem durante a competição tem mais chances de serem sorteadas nas primeiras posições do draft, evento de escolha dos jogadores entre 18 e 22 anos, a maioria deles vindos do basquete universitário.
Raramente um atleta de 18 anos é selecionado para jogar em uma equipe profissional por ainda estar em desenvolvimento, mas quando o jogador é diferenciado os times correm para garantir uma vaga no seu grupo de atletas.
É o caso de Zion Williamson, a maior promessa desde LeBron James em 2003, sensação no basquete colegial e universitário. o jogador mede 2 metros de altura e pesa 130 kg, o que lhe confere uma força fora do comum.
Zion chegou à universidade de Duke com médias de 36,4 pontos, 11,4 rebotes e 3,5 assistências por jogo, mas o que chamava ainda mais a atenção era a facilidade com que enterrava ao pular 1,14 metro, um recorde na universidade da Carolina do Norte.
Comparado a Charles Barkley e Dominique Wilkins, pelo estilo de jogo, Zion também lembra bastante LeBron James e Blake Griffin pela explosão e enterradas.
Depois de negociar Anthony Davis, outra primeira escolha incontestável no draft da NBA, o New Orleans Pelicans deu muita sorte ao poder escolher mais uma promessa de astro do basquete.
Muito obrigado pela leitura e até a próxima!
Comments